Coord. Geral: Prof. Doutor José Alberto Gomes Machado

(Departamento de História, Universidade de Évora)

2009-2017

Coleccionismo de Arte em Portugal

Visa investigar e dar a conhecer um dos aspectos menos estudados da cultura portuguesa, fundamental para a caracterização do seu âmbito histórico-artístico. Incidirá principalmente sobre os séculos XVII a XIX, e dará, numa primeira fase, uma particular atenção às colecções aristocráticas, sempre muito citadas mas pouco conhecidas e das quais só raríssimos inventários se encontram publicados.

Connecting Cities

Fórum virtual de exposição e debate de ideias sobre a história do urbanismo, entendido na multiplicidade de variáveis que lhe dão expressão, numa perspectiva internacional. Ao longo de 2 anos, o site estará aberto a contribuições (sujeitas a um processo de selecção), em francês e inglês, de investigadores nacionais e estrangeiros cujos trabalhos e estudos incidam sobre os seguintes tópicos:

  • Memory and Development – permanências arquitectónicas e urbanas em estreita relação com a cidade em evolução. Elementos que permaneceram apesar das transformações que as cidades foram sofrendo ao longo do tempo e que se continuaram a destacar para além das sedimentações das diferentes épocas, mesmo quando estas parecem terem perdido a sua funcionalidade ou o seu significado originais. O que sobreviveu porque de alguma maneira se constituiu como elemento de identidade da cidade e dos seus habitantes por sucessivas gerações.
  • Place and History – cidades que são hoje núcleos urbanos de pequena ou média dimensão, mas que tiveram, em dado momento da sua história, por algum factor concreto, uma determinada importância e que ainda apresentam manifestações arquitectónicas e urbanas que atestam este estatuto perdido.
  • Utopia and Habitat – Idealização da cidade ou das cidades, através de projectos não concretizados, propostas urbanísticas de carácter teórico, descrições (narrativas de viagens, guias de viagem, monografias) e representações (pinturas, gravuras, iluminuras, frescos, fotografia). Perceber como os discursos sobre a arquitectura e os espaços da cidade podem alterar as nossas percepções e vivências do espaço urbano – inclusivamente o discurso historiográfico.

Relações artísticas luso-francesas

Visa o projecto sobretudo a publicação de documentos inéditos envolvendo nomes relevantes da história cultural europeia, prevendo-se a prearação de edição e subsequente publicação, dos seguintes dois estudos: Les années parisiennes de Domingos Rebelo (1907-1913) e Francisco de Lacerda, L’ ami portugais de Claude Debussy.

2018

Tem como principais áreas de especialização a história da pintura e do azulejo (sécs. XVI-XX), a história da arquitetura (sécs. XVI-XX), fotografia (sécs. XIX-XX), a historiografia da arte, a história e teoria do património e sua conservação e o património digital. Integra uma componente de história do teatro, centrada no teatro de marionetas, na dramaturgia e na tradução, que se articula com o grupo de Estudos de Teatro e Performance. Coordena a transversalidade da componente de história e teoria do património e da conservação em relação aos restantes grupos de investigação, focando-se no estudo crítico das componentes ideológicas, estéticas e sociais dos discursos sobre as artes do passado entre os séculos XVI e XX. Destaca-se a investigação na área do património digital, aplicado à história da arquitetura e da cidade, com enfoque na aplicação da tecnologia digital à representação e comunicação do conhecimento histórico, e nas alterações que está a introduzir no processo de heurística, crítica e interpretação do conhecimento em história da arte. Interessa-lhe sobretudo como a tecnologia digital pode proporcionar uma dimensão de investigação laboratorial às Humanidades.